domingo, 31 de janeiro de 2010

Brisa

As últimas noites têm sido bem agradáveis, aqui em Abidjan: apesar do calor que é uma presença assídua, tem estado uma brisa que acrescenta algum prazer às caminhadas.
Aliás, faz-me recordar um pouco aquelas caminhadas pós-jantar, durante as férias em Portugal, quando estão aquelas noites abafadas.
Claro que a humidade aqui é muito maior, e por isso quando a brisa abranda ou se pára de caminhar, a semelhança com Portugal termina de imediato. Mas é bom enquanto dura.

Rodízio com limites

Ontem fui jantar a um restaurante que abriu há pouco tempo no Plateau, e que se chama Brazil. Propuseram-me o menú de rodízio, e disseram-me que era comer até se decidir que já chegava.
Eu não sei que medida é a deles, mas não foi bem assim. A comida não estava má, e não posso dizer que tenha ficado com fome. Mas ainda comia mais um pedacinho de carne, mas já não mo deram. Portanto, é um rodízio "à vontade"... mas pouco.

Confiança pós-choque

Hoje disputa-se a final da CAN, entre o Gana e o Egipto.
O Gana bateu na meia-final a Nigéria, e chega ao último jogo da competição contra todas as expectativas, por não ter podido contar com as suas grandes estrelas.
Já o Egipto, vencedor das últimas duas edições, volta a chegar à final, e felizmente com os seus jogadores disponíveis. Digo isto porque, na meia-final com a Argélia, os jogadores argelinos quando sentiram que o jogo estava perdido, passaram a tentar abater os egípcios. Com alguma sorte à mistura, não houve lesões graves.
Quanto à Costa do Marfim, que se (auto)intitulava como a grande favorita, não conseguiu ir longe, mas após o choque inicial, já parecem ter recuperado a confiança e dizem que podem ganhar ao Brasil no Mundial. Os jogos com Coreia do Norte e Portugal estão ganhos, dizem.

Óleo na estrada...

...mas devidamente acondicionado, foi o que se viu ontem na via rápida.
Sem que se tenha apercebido, terá havido alguma carrinha que transportava caixas com garrafas de óleo para motor de automóvel que deixou cair uma em plena via.
Não se apercebeu ela, mas aperceberam-se vários outros condutores, que de imediato pararam para aproveitar a promoção inesperada. E rapidamente, a estrada ficou limpa.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Preparar terreno?

Não havendo uma data definida, as eleições estão novamente marcadas, para o final de Fevereiro, início de Março.
O que significa que já não falta muito, e desta vez mais pessoas parecem convencidas que se farão.
Eu, após ter lido o jornal de hoje, já estive mais convencido. Tudo estava a decorrer calmamente, mas hoje foram feitas acusações muito graves ao presidente da comissão eleitoral independente.
Em causa a manipulação das listas eleitorais, dizem uns em favor de um dos candidatos.
E assim, apesar de quem ataca também vá dizendo que quer manter a data das eleições, eu acho que estão a preparar terreno. Talvez me engane.

Honestidade

Eram 21h05 quando voltava para casa. Num semáforo no Plateau, já perto do destino, polícias faziam sinal a todos os carros para pararem. Todos os acessos estavam a ser controlados, polícias e guarda republicana por todo o lado.
Estas são as medidas de segurança para criar um corredor securizado para a passagem da comitiva das personalidades políticas, ministros, primeiro-ministro, primeira-dama, presidente...
Mas presumo que nas medidas de segurança também esteja incluída a gestão da informação, e nisso o polícia que parou o meu carro deve ter reprovado. É que quando fez sinal para parar, aproximou-se e disse "espere um pouco que vem aí o presidente". Pelo menos, foi honesto.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Futebol

Em Abidjan havia festa preparada para festejar a passagem às meias-finais da CAN. As expectativas eram muito altas, os prognósticos de 3-0 para cima.
Mas a Costa do Marfim perdeu contra a Argélia. E não só perdeu, como perdeu de forma dramática: marcaram cedo, e sofreram o empate perto do intervalo. Depois marcaram quase aos 90 minutos, e sofreram novo empate um minuto depois. Finalmente, no prolongamento sofreram o golo da derrota. Foi um bocado cruel, mas é futebol.

Condensado

Numa das extremidades da ponte Houphouet Boigny existe uma rua que dá acesso a uma zona de fábricas e armazéns. O problema é que essa rua é de sentido proibido: na realidade, é para vir dos armazéns para a ponte, e não o contrário.
Tal não impede os camiões que lá querem chegar de a utilizar em sentido contrário, tendo antes de passar por uma linha dupla contínua, cenário que se repete todos os dias e por isso já não surpreende ninguém.
No entanto, a última vez que por lá passei e assisti a este condensado de transgressões, não pude deixar de reparar que, parada na dianteira dos carros que esperavam a passagem dos camiões, estava uma moto da polícia com dois agentes. Sem capacete, claro.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Bolores

Está provado que uma casa pouco utilizada durante um mês, num ambiente quente e húmido como o daqui, não dá grande resultado. Ficou provado ontem, quando cheguei.
É que esse é um ambiente que os bolores gostam muito, e num mês têm tempo para trabalhar bastante, que foi o que fizeram.
Cobriram diversas superfícies, em diversas extensões, um pouco por todo o lado. E por isso, limpeza geral, máquina a lavar, algumas coisas a caminho da lavandaria.
Pelo menos não se pode dizer que a casa ficou sozinha.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Regresso

De volta a Abidjan, de volta ao blog. Não porque escreva melhor, ou tenha mais inspiração, mas já sei que estando em Portugal raramente ligo o computador fora do trabalho. Prefiro estar com as pessoas, com os sítios, com as coisas.
E foi o que fiz. E assim passou praticamente um mês. Claro que há sempre mais coisas que gostaria de ter feito, mas já foi muito bom.
Agora, cá estou para mais uma temporada em África, com a biblioteca preenchida. Como recepção, 30º e a humidade habitual. Voltei aos calções e tshirt dentro de casa. E a um apartamento vazio, mas sempre com esta ligação a casa.