segunda-feira, 31 de maio de 2010

Novos sinais, novas marmitas

Recentemente, foram feitas algumas melhorias na sinalização de trânsito vertical em Abidjan.
Foram colocados alguns semáforos, e também alguns novos sinais daqueles em metal (alumínio, penso eu).
No entanto, por muito contentes que possam ter ficado alguns condutores, é melhor não se habituarem. É que há também muitas outras pessoas muito felizes, a quem o metal dos sinais é matéria-prima que dá jeito.
Daí se ouvir dizer que "novos sinais, novas marmitas".

domingo, 30 de maio de 2010

BAD - 0000

Durante a semana passada, deu-se em Abidjan a reunião anual do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). O sucesso do encontro e da sua organização eram fundamentais, visto que há desde algum tempo o governo da Costa do Marfim anda a cortejar o BAD para voltarem para a sua sede em Abidjan. Devido aos problemas na Costa do Marfim, a sede foi transferida há uns anos para Tunis.
Mais de 2.000 pessoas marcaram presença na reunião, e por isso imensos carros foram implicados no transporte das pessoas. E para identificar esses carros, uma folha plastificada com a indicação "BAD - 0000", por exemplo, foi colada em cada viatura.
Só não percebi porque foi colada por cima das matrículas... o importante é que a polícia estava avisada. Mas agora, terminada a reunião, talvez seja boa ideia voltarem ao original.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Final do mês

Esta noite fui com uns amigos jantar à pizzaria "Di Sorento" e, ao contrário do habitual, estava praticamente vazia.
Colocada a questão, a resposta sai rápida: final do mês, as carteiras estão vazias. E agora que penso no assunto, ontem também fui jantar fora, num outro restaurante, e o panorama era idêntico.
O fenómeno não é desconhecido, mas ainda assim fiquei algo surpreendido, porque se virmos os clientes habituais de qualquer um destes restaurantes noutra altura do mês, não parecem sujeitos a este problema. Mas afinal, estão.

098958CI25?

Aqui encontram-se várias marcas de automóveis chinesas. Existem carros, camiões, todo-o-terreno... Motorizadas também.
No entanto, sendo que o mandarim não é uma língua muito falada por estas bandas, os marketeers dessas marcas tentaram ocidentalizar um pouco os nomes dos modelos. Para ser mais fácil de os tornar conhecidos, presumo.
Resultado: 098958CI25! Ou coisa parecida, porque sem um bloco de notas não é fácil decorar. E isto é o que vem colado nos carros, naquelas letras prateadas. Estou sem palavras...

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Resultados a comprovar

Comprar um carro não é o mesmo que comprar uma camisa. Escolhe-se marca, modelo, cor, jantes, e mais uma série de outros pormenores. É praticamente um ritual, e as marcas e concessionários esforçam-se por que assim seja.
Mas é possível não ser assim. É possível que o vendedor não saiba quais são as jantes, ou as cores, ou o interior... E que, como cereja no cimo do bolo, envie um email a dizer: "Olhe, afinal os carros que estão para chegar são todos a gasolina. Não se importa?". Decerto é uma nova técnica comercial... de resultados a comprovar.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Rua? Qual rua?

A rua do porto de Abidjan, e que atravessa uma das grandes zonas industriais da cidade, não é bem uma rua. É um conjunto de buracos, de poças, de detritos... Enfim, chamar-lhe rua é um verdadeiro exagero.
Isto cria engarrafamentos inacreditáveis, o caos na circulação com os veículos todos a tentarem passar pelos buracos mais pequenos possíveis (mas qualquer um deles digno dum todo-o-terreno).
Entretanto, tapam-se uns buraquitos no centro da cidade, perto dos melhores hotéis, na zona das embaixadas... Mas numa zona vital para a economia do país, onde fica o porto que é fulcral para suprir as enormes necessidades das importações, ninguém faz nada.
Decerto têm razão: com a época de chuvas que agora começa, as crateras gigantescas enchem-se de água e qualquer dia os barco podem entregar a mercadoria directamente nos armazéns. Coitado de quem lá tem de ir todos os dias...

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Debaixo do colchão

Abrir uma conta no banco em Abidjan, e funcionar com ela, é uma prova de esforço.
Primeiro há que entregar todos os documentos que nos pedem, que são enviados para aprovação superior. Logo aí passam 2 a 3 semanas. Depois há que preencher uma série de formulários e papéis, e fazer um pequeno depósito inicial.
Quando tudo parece encaminhado, pede-se o cartão. De crédito? Existiu durante 6 meses, mas os problemas foram tantos (roubos, fraudes, desvios, ...) que acabaram com a experiência. De débito? Existe... mas como não são produzidos aqui (abri conta num banco francês), demora 1 mês e meio a estar pronto!!!
Próximo passo: acalmar, respirar, pedir cheques. Sem problema, mas vão demorar 2 ou 3 semanas a estar prontos.
Finalmente, eis-me com uma conta aberta, cartão pedido, cheques requisitados... mas alguma liquidez debaixo do colchão!

domingo, 23 de maio de 2010

Tempo de retoma

O tempo passa rápido. Parece que foi ontem que me mudei para Abidjan, e já foi há quase dois anos. Parece que foi ontem que estive no Porto pela última vez, e já foi quase há três semanas. E entretanto, já estamos em finais de Maio.
O blog também sofreu com esta perspectiva enviesada do tempo, em que já há algum tempo não escrevia. Um dia, cansado de passar horas atrás do computador, e fica para amanhã. No outro, parecido com o anterior, e fica para amanhã também. De quando em vez, um golpe de preguiça ou falta de inspiração, idem. E assim se passam as semanas.
No entanto, os episódios continuam. Fala-se das eleições, como sempre; do campeonato do mundo que se aproxima; a época de chuvas começa e torna difícil planear os jogos de ténis; continuo a precisar de pelo menos uma hora de cada vez que vou ao banco (independentemente do assunto); alguns buracos na estrada foram tapados (nas partes por onde vão passar os representantes da cimeira do Banco de Desenvolvimento Africano agora no final do mês); outros muitos apareceram.
Assim, e como habitualmente, não faltam motivos para escrever. É tempo de retomar. Até amanhã.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

"You could have decided otherwise"

O Homem é um animal muito interessante, e há situações em que essa condição (ser Homem) parece suficiente para justificar o injustificável.
Digo isto por algumas coisas a que assisto aqui, valendo o que vale a minha observação, decerto com algum vício de formatação.
A verdade é que por vezes vejo coisas e ouço comentários absolutamente primitivos, mesmo vindos de pessoas que tiveram a oportunidade de visitar, viver, estudar e aprender em países considerados desenvolvidos. Presumo que nesses países o seu comportamento fosse conforme as regras e hábitos locais, mas voltanto a uma realidade mais permissiva, parece haver uma regressão. Abusa-se porque se pode. Abusa-se de coisas mas, mais grave, abusa-se de pessoas.
No entanto, não é obrigatório abusar. Não é obrigatório regredir. Não! Num dos seus discursos, Nelson Mandela disse "Thank you that you chose to care, because you could have decided otherwise". Eu estou de acordo, e lamento cada um destes episódios a que assisto. Lamento-os sobretudo porque, nas condições certas, um destes actos ou comentários pode conduzir a acontecimentos mais graves.
Felizmente, na maioria dos casos não passam de comentários infelizes, com um grande desequilíbrio nas quantidades de reflexão e gravidade implicadas. Mas bastam para me incomodar.