domingo, 2 de agosto de 2009

Obsessão

Dizia-me recentemente uma francesa que está em Abidjan há 3 meses, que tinha a impressão que toda a gente aqui não pensava senão em dinheiro.
É verdade que é algo em que, directa ou indirectamente, e com maior ou menor frequência, todos pensamos. Mas essa frequência aqui parece ser muito elevada.
Apresentem um contrato a alguém e a cláusula sobre a qual farão perguntas é a da remuneração. É bem possível até que seja a primeira que procuram para ler. Tragam um produto para vender, e a discussão vai centrar-se quase exclusivamente no preço. Sejam simpáticos com alguém, e é muito possível que vos peça dinheiro. Adiantem a possibilidade de dar mais alguma responsabilidade a alguém, e a primeira pergunta é quanto isso vai acrescentar ao salário. Mesmo a brincar, as "bocas" são frequentemente sobre dinheiro.
Para nós, menos habituados a esta obsessão, torna-se cansativo. Por outro lado, também facilita as coisas, porque reduz a imprevisibilidade. E, duma forma ou de outra, acabamos por nos adaptar.

Sem comentários: