segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Anedota?

Algumas coisas parecem anedota, mas não são. Querem um exemplo?
Hoje o dia decorreu normalmente até ao final da tarde. Por volta das 18h, um comunicado emitido na televisão nacional anunciava que os dias de amanhã e quarta-feira seriam considerados feriado. Razão: permitir à população recuperar os seus cartões de identidade e eleitor, cuja operação de distribuição ainda não está concluída, e é essencial para que as eleições de domingo possam ser feitas.
Claro que um anúncio destes, em horário pós-laboral para muitas empresas, criou um enorme rebuliço. Foi preciso reorganizar agendas, equipas, reuniões, serviços mínimos, transportes, pagamentos, entre muito mais coisas.
E isto durou cerca de hora e meia, até que em novo comunicado foi anunciado que afinal os feriados tinham sido desmarcados. E voltou o rebuliço, agora em sentido inverso.
Como não há duas sem três, passada outra hora saiu um terceiro comunicado a marcar feriado para a próxima sexta-feira. Que por enquanto se parece manter...
É certo que as eleições na Costa do Marfim são absolutamente necessárias, e tão importantes para o país e para a região que podem dar alguma perspectiva a estes episódios. Mas espero que a capacidade de decisão e reflexão de quem tem a responsabilidade de levar o país às urnas seja superior aquela que o final de tarde de hoje demonstraram.

Sem comentários: