quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Finalmente!

As eleições presidenciais na Costa do Marfim, há tanto tempo esperadas, tiveram finalmente lugar no passado domingo, dia 31 de Outubro 2010!
De várias perspectivas, tem sido um período extremamente interessante, pleno de emoções: voltarei a várias delas nas próximas crónicas.
Hoje, aquilo que quero partilhar e destacar é a enorme adesão da população costa marfinense ao escrutínio, que rondou os 80%.
Mas não é o número que mais impressiona. É a vontade das pessoas. Velhos e novos dirigiram-se para os locais de voto 2 e 3 horas antes da abertura, marcada para as 7 da manhã. Algumas pessoas dormiram à porta. Todos queriam votar, e tinham medo de não o conseguir fazer.
E era vê-los, debaixo do sol, em pé ou sentados onde podiam, deixando um espaço aberto por onde passavam as pessoas mais idosas ou grávidas que não podiam esperar. E esperaram horas, sem agressividade ou impaciência exagerada, acima de tudo felizes por poderem participar pela primeira vez numas eleições verdadeiramente livres e democráticas.
Foi assim que às 15h já não havia praticamente ninguém para votar. Por essa hora, tinham-no feito quase cinco milhões de pessoas, que provaram que querem ter liberdade de escolha, que querem paz e que merecem melhores dirigentes. Foi comovente.

Sem comentários: