quinta-feira, 6 de maio de 2010

"You could have decided otherwise"

O Homem é um animal muito interessante, e há situações em que essa condição (ser Homem) parece suficiente para justificar o injustificável.
Digo isto por algumas coisas a que assisto aqui, valendo o que vale a minha observação, decerto com algum vício de formatação.
A verdade é que por vezes vejo coisas e ouço comentários absolutamente primitivos, mesmo vindos de pessoas que tiveram a oportunidade de visitar, viver, estudar e aprender em países considerados desenvolvidos. Presumo que nesses países o seu comportamento fosse conforme as regras e hábitos locais, mas voltanto a uma realidade mais permissiva, parece haver uma regressão. Abusa-se porque se pode. Abusa-se de coisas mas, mais grave, abusa-se de pessoas.
No entanto, não é obrigatório abusar. Não é obrigatório regredir. Não! Num dos seus discursos, Nelson Mandela disse "Thank you that you chose to care, because you could have decided otherwise". Eu estou de acordo, e lamento cada um destes episódios a que assisto. Lamento-os sobretudo porque, nas condições certas, um destes actos ou comentários pode conduzir a acontecimentos mais graves.
Felizmente, na maioria dos casos não passam de comentários infelizes, com um grande desequilíbrio nas quantidades de reflexão e gravidade implicadas. Mas bastam para me incomodar.

2 comentários:

Unknown disse...

Hoje estás “em baixo”!? Que crónica tão ambígua!

vera

Unknown disse...

eh, cara, você desistiu dos seus relatos?

Jonas