quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Reencontro

Hoje fui à zona industrial de Yopougon e revivi uma sensação que já não tinha há uns tempos: o buliço típico da hora de almoço para os operários das fábricas.
É uma sensação que conheço por em pequeno a ter vivido, na fábrica do meu avô que viria a ser dos meus pais. Os trabalhadores que ao som duma campainha páram e saem em grupo para ir almoçar. Grupos que se formam, amigos que se reencontram, conversas que se põem em dia. Uma rotina de todos os dias, mas todos os dias uma história nova, novidades da família, novos projectos. E a mesma campainha para retomar o trabalho.
Em Portugal continua, evidentemente, a existir esta realidade. Fui eu que me fui distanciando dela, pelas opções que fui tomando a nível profissional. Mas reencontrei-a aqui, o que me trouxe algumas recordações de volta. Foi engraçado.

Sem comentários: