domingo, 3 de maio de 2009

Inveja

Diz-se que a inveja é um sentimento muito feio sendo, aliás, um dos sete pecados capitais. Eu confesso que por vezes lá cedo (como gostava de ter passado esta tarde numa esplanada na Foz!), mas há invejas que me incomodam profundamente.
Apenas hoje me familiarizei com o fenómeno de Susan Boyle, pelo blog duma amiga. Não estou aqui para a defender, mas li no site do video com a actuação dela comentários como "eu, como cantor profissional, vejo bem a enormidade de erros que ela comete" ou "isto é um insulto para nós cantores profissionais, que trabalhamos dignamente para alimentar as nossas famílias, enquanto estas pessoas se aproveitam destas oportunidades".
Estes comentários incomodam-me. Da mesma forma que me incomoda quando se atacam jogadores de futebol pelo dinheiro que ganham. Ou gestores pelos seus salários.
Mais uma vez, não estou aqui para defender uma pessoa nem uma classe. Mas sempre que tive esta discussão com alguém, ninguém me disse que recusaria um tal salário, ou uma tal oportunidade.
Incomoda-me ainda mais quando se entra em juízos de valor sobre as pessoas em causa, sem as conhecer. Porque aproveita a oportunidade, é desonesta. Porque aceita ganhar o que ganha, é um ladrão.
Para mim, há no meio disto tudo duas coisas muito importantes: uma é o mérito, outra é que os salários e as oportunidades existem porque alguém aceita providenciá-las. E incomoda-me que a crítica venha tão frequentemente não da razão, mas da inveja.

Sem comentários: