quinta-feira, 8 de abril de 2010

Desconto

Há uns tempos saí com uns amigos, e claro, fomos parados pela polícia.
Eu ia atrás, confesso que sem cinto de segurança, que apenas é obrigatório nos lugares dianteiros. Mas claro que um carro com quatro brancos dentro era uma oportunidade a explorar.
E então, o polícia disse-me que tinha de pagar multa, ao que eu lhe respondi que me desse a multa e eu iria pagar ao Tesouro. Evidentemente, não era isso que ele queria, e informou-me que não tinha multas ali: elas estavam em Yopougon (longe) e que se quisesse esperar, seria demorado. Esperamos, então.
Contrariado, foi dar uma volta (com o meu documento de identificação, para garantir que não saíamos dali), e quando voltou passou-me o telemóvel. O chefe queria falar comigo.
O chefe lá me explicou a situação, numa voz pausada e calma, para ter mais credibilidade. Acabada a conversa, devolvi o aparelho. O polícia lá falou com o chefe mais um pouco e, após desligar, disse-me: "o chefe faz um desconto à multa; pagas 2.000 em vez de 5.000".
Não paguei. Mas perdemos uns bons 20 minutos.

Sem comentários: