segunda-feira, 12 de abril de 2010

Greve dos transportes

Quando acordei esta manhã, a cidade estava surpreendentemente calma. E foi então que me lembrei da anunciada greve dos táxis, gbakas e woro-woros.
O motivo é o preço do combustível, que subiu recentemente para 779 FCFA (cerca de 1,19€/litro) a gasolina, e 675 FCFA (cerca de 1,03€/litro) o gasóleo. Como precisão, aqui só existe uma gasolina e um gasóleo.
A piorar a situação, os países da região, e mesmo no interior da Costa do Marfim, os preços são bastante mais baixos, por vezes 40%.
E assim chegou a greve dos transportes acima mencionados, o que fez com que hoje não tenho estado em nenhum engarrafamento, coisa perfeitamente anormal num dia de semana.
Claro que, tirando esta vantagem de certa forma egoísta, as restantes são poucas: a cidade pára, os serviços funcionam pior, muitas pessoas têm imensas dificuldades em aparecer para trabalhar.
Normalmente, estas acções levam a uma redução do preço nos dias seguintes, para depois começarem a subir de novo. Foi o que aconteceu da última vez, vamos ver como corre desta.

Sem comentários: