sexta-feira, 3 de abril de 2009

Niamey

Nunca pensei encontrar tantos estrangeiros não-africanos em Niamey! Num país no meio do deserto, numa cidade que nem tem hóteis de cadeias internacionais (não é juízo de valor, mas um facto), encontro europeus, norte-americanos, sul-americanos, asiáticos... e eventualmente outros que não consigo alocar a nenhuma região em concreto.
Hoje ao final da tarde, eventualmente atraídos pela beleza do pôr-do-sol sobre o rio Níger, o terraço do hotel estava cheio, e a grande maioria compunha a tal mescla que acabei de descrever. É certo que o hotel é uma amostragem enviesada, mas mesmo na rua vêem-se muitos não-nacionais.
As atracções são os negócios (o Níger é um país que ameaça desenvolver-se bastante) e o turismo. Há imenso veículos todo-o-terreno, prontos a ir para o deserto, e há parques relativamente próximos com a vida selvagem africana no seu esplendor. Além do mais, as pessoas parecem-me simpáticas, e o ambiente descontraído.
Confesso que ao primeiro contacto, não fiquei com grande impressão de Niamey. Mas com o desenrolar dos dias, tenho de admitir que é uma cidade com um certo encanto.

Sem comentários: