segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Tabaski

Hoje também é feriado aqui. É o tabaski, festa do sacrifício, de que já falei aqui. E para que seja respeitada a tradição, os últimos dias e nomeadamente ontem, foram de rebuliço para comprar carneiros. Foi uma versão antecipada e diferente de fazer compras de Natal no último dia...
No caminho para o aeroporto, na zona de Port Bouët, encontra-se grande parte dos comerciantes de gado. E assim o comprovei ontem, quando na ida para Bassam fiquei preso num engarrafamento devido à multidão que por ali andava a comprar, vender, prender, e atravessar a estrada com carneiros. Comecei por ver uma gbaka com dois infelizes animais em pé, em cima do tejadilho. E daí para diante, não melhorou, para a minha sensibilidade moldada (também) pelos direitos dos animais.
Todos os anos, nesta manifestação, há mortos e feridos devido aos assaltos. Porque vem muita gente de muitos sítios, com muito dinheiro vivo no bolso, para comprar os carneiros. E, em tal multidão, misturam-se os ladrões, muitos dos quais armados. Por isso, também por lá andava muita polícia, com armas a tiracolo e lança-granadas de gás lacrimogéneo. Aproveitavam também para fazer de polícia de trânsito, porque no meio de tanta espera, muitos condutores seguiam em contra-mão.
O tabaski é um dos 5 pilares fundamentais da religião muçulmana, em que todos os que tiverem posses, devem sacrificar um carneiro e distribuir a sua carne pelos mais necessitados. Até aqui, tudo bem... mas escusavam de pôr os bichos em cima do tejadilho.

Sem comentários: