quarta-feira, 23 de julho de 2008

Distâncias

O meu conceito de distância mudou. Não que tenha inventado uma nova unidade de medida: as que temos chegam e eu sou muito mais básico do que isso. Mas se antes percorria quilómetros, hoje percorro dias. A minha distância está no calendário, sou um viajante no tempo.
Curiosamente, o que me chamou a atenção para isto foi ter falado com a minha avó via Skype, ontem. O facto, em si mesmo, não tem nada de especial. Mas a minha avó nasceu antes de aparecer a televisão; nasceu no ano da primeira radiotransmissão no Brasil. Se para mim aquela chamada foi apenas um momento agradável, um momento de partilha, um pedaço de casa, para a minha avó foi um acontecimento, a concretização do imaginário, foi o seu Nautilus de Verne. E assim, à sua maneira e fazendo uso da memória, também a minha avó é viajante no tempo. A sua vida salta barreiras, liga gerações, compara o que "era" ao que "é".
Quando da próxima vez me perguntarem a distância do Porto a Lisboa, não se admirem se eu responder "3 horas". Ou serão 3 segundos?

3 comentários:

Anónimo disse...

Distâncias!ora cá está um bom tema para a minha primeira intervenção no teu blog.Embora não estejas presente no nosso dia a dia fisicamente,não há dúvida que graças ao que tu classificas de imaginário para a tua avó, e que não deixa também de o ser um pouco para mim, tal a velocidade com que avançam as novas tecnologias, a tua ausência é minimizada pelo ritual diário de ligar o computador e a webcam para podermos falar e dar uma "espreitadela".Agora até é mais fácil perguntar-te alguma coisa!Às vezes andava dias para o conseguir!Mas isso, apesar de às vezes me irritar, só prova o teu bom carácter, e a facilidade que tens em arranjar amigos. assim saibas distinguir os bons dos maus.Continua assim e tens o mundo à tua espera. UM ABRAÇO DO TEU PAI

Anónimo disse...

ora vamos lá a ver se isto agora vai.
Distâncias, é um bom tema de conversa, tendo em conta que entre ti e avó, eu me encontro algures aí pelo meio, e assim sendo, as coisas vão-se equilibrando.
Contigo à frente nas tecnologias,eu, começando agora a dar os primeiros passos, e os dois juntos com a avó ao colo, encurtaremos a distância que nos separa em kmts. e quiçá no tempo,
porque no nosso coração tu estás sempre presente.
E a prova é que agora que tu estás longe, temos falado com mais frequência do que quando estavas aqui ao pé de nós.
Bendita tecnologia.
Ontem dizia eu, que quando estamos por nossa própria conta, valorizamos mais os pequenos pormenores que no dia a dia contribuem para o nosso crescimento enquanto pessoas.
São esses pormenores, que te vão fazer crescer e conquistar o mundo.
UM BEIJO MUITO GRANDE DA TIA CILA
PS: agora vamos lá a ver se eu faço esta mensagem vencer a dita distância

Anónimo disse...

Numa economia de sobrevivência estabelecer prioridades é vital.Sendo tu a minha reduzir a distância entre o arco tornou-se o objectivo mais imediato.em Agosto, a distância, que hoje é apenas física, tb deixará de o ser.vou conhecer a realidade que todos os dias me descreves.certa de que o que encontrar será sempre acessório perante a prioridade que estabeleci conto os dias para ai chegar.Beijos,Mariana.