domingo, 20 de julho de 2008

O meu arco

Na superfície duma esfera, a ligação mais curta entre dois pontos é o arco dum Círculo Máximo. Actualmente, o meu arco tem pouco mais de 4000 km, ou seja, cerca de 10% do perímetro da Terra. É a distância entre o Porto e Abidjan.
Fazendo um exercício de proporções, a mudança para Abidjan é uma negação de mim mesmo. Senão vejamos: a minha metade (aquela que segundo Aristófanes nos conduz à antiga natureza) está no Porto. Logo aí ficou 50% de mim. Se a estes juntarmos amigos, família e mesmo aqueles de quem não gostamos (mas que nos ajudam a definir-nos), conclui-se que foi uma ínfima parte de mim que veio para esta cidade. Então, porquê fazê-lo?
A resposta mais simples que me ocorre para esta pergunta é que a minha vida é macaca: atiro a pedra para a frente e depois vou atrás dela, na melhor possibilidade dos equilíbrios. É, por isso, um exercício constante de definição de objectivos e superação de limites, que nem sempre parecem atingíveis e que por isso mesmo são tão aliciantes. Não deixa de ser curioso resumirmos a nossa vida a um popular jogo de crianças; não deixa de ser reconfortante saber que esse jogo tem a casa "Céu".
Sei à partida que aquele meu pedaço que ficou em Portugal continuará a existir. Portanto, é claro para mim que estar aqui é caminhar no sentido de expandir o meu todo, de ultrapassar a minha unidade, os meus 100%: é uma adição, uma construção sobre aquilo que já sou. Se é verdade que estou e vou sentir falta daquilo que já tenho, no final desta missão terei muito mais coisas das quais sentir saudade. Julgo que esta é uma boa forma de medirmos a nossa riqueza.
Quanto a este blog, espero que possa ser de facto um espaço de partilha, de contacto e de interactividade. Tentarei ser suficientemente disciplinado para o alimentar e manter, sem contudo prometer uma "refeição" diária. Isso é algo que está, seguramente, para além dos meus limites.

8 comentários:

Anónimo disse...

No mínimo surpreendente... Continua a partilhar os teus passos por o outro lado do arco que este lado está atento!um beijinho Gi

Unknown disse...

A vida é um jogo e neste jogo só ficam os vencedores, Tu és um Vencedor. Apesar da esfera não nos deixar beber uma cerveja juntos, os 4.000 km não são obstáculo para estares sempre presente no pensamento de quem gosta de Ti. Para sentires Saudade tens de conhecer a Ausência, para sentires a Alegria tens de sentir a Tristeza, para teres Sucesso não tens de conhecer o fracasso. Tenho a certeza do teu Sucesso e da tua Força. Um Big Abraço do teu Padrinho.

JAA disse...

Caríssimo, é um prazer ter novas tuas! 4'000 Km já não é nada nesta aldeia. Vai alimentando este teu diário e recebe os comentários - vais ver que estás mais perto do que julgas.
Um grande abraço, já que de sorte sei que não precisas!

Anónimo disse...

Um círculo máximo pode ser encurtado reduzindo o seu diametro atravez de fantasias atingíveis como os meios técnicos que nos rodeiam. Escreve e verás que acabas por sentir proximidadade! (nem que seja só do pc).
T'es tu déjà demandé s'il ne s'agit pas de la proxémie de ton interaction avec l'entreprise? Peut être une zone de confort.
Estou contigo meu amigo, sempre que precisares encurta o diametro com o skype.
RA

Anónimo disse...

ainda que já com muitas saudades, é com imenso orgulho que te vejo desse lado sempre a brilhar mais e mais e mais!

ainda que longe sabes que estás sempre no coração, amigo querido!

On ne voit bien qu'avec le coeur. L'essentiel est invisible pour les yeux (tu percebes =) )

Kukas disse...

Uma citação para ti:
"If our friendship depends on things like space and time, then when we finally overcome space and time, we've destroyed our own brotherhood! But overcome space, and all we have left is Here. Overcome time, and all we have left is Now. And in the middle of Here and Now, don't you think that we might see each other once or twice?" Jonathan Livingstone Seagull

Sinapse disse...

Belíssima, esta introdução!

Sinapse disse...

Belíssima, esta introdução!