segunda-feira, 28 de julho de 2008

O custo de oportunidade dum sofá

Abidjan é uma cidade cara. Um litro de leite custa 1,25€, uma baguete cerca de 0,25€, uma pizza 10 a 12€. Para a roupa nem vale a pena olhar, e os aparelhos electrónicos têm preços semelhantes aos praticados no Porto. Nesta fase em que tenho um apartamento para mobilar, dei comigo na Ikea aqui da região, de seu nome Orca, a olhar para sofás de mais de 2500€ e camas de aglomerado de madeira de 1800€. Foi então que decidi ir aos pequenos produtores locais, cujos estabelecimentos (produção e promoção) são literalmente à face da rua, e rapidamente percebi que aí os preços eram substancialmente menos europeus.
Encontrei um fabricante de móveis, o Sr. Moussou, que teve a amabilidade de não inflacionar os preços para além do imaginável, mesmo perante um estrangeiro. E claro, sempre sujeito a negociação. A verdade é que assim comprei duas camas em madeira maciça e estabelecemos um acordo de cavalheiros (selado com um forte e prolongado aperto de mão, que termina normalmente num estalido de dedos) para a decoração do apartamento todo. Amanhã vamos tirar medidas. Eu tenho a ideia do que quero, ele tem a habilidade para o fazer, e idiotas e habilidosos sempre se deram bem...
A cereja no topo do bolo é que vou fazer isto tudo por menos dum sofá. Descobri o meu fabricante de móveis. Ou devo antes dizer o fabricante dos meus móveis?

1 comentário:

Anónimo disse...

Essa dos idiotas e habilidosos é interessante...Desde que a gente seja o "idiota" e o outro o habilidoso.
Agora quando nós somos o idiota e o outro o "habilidoso"já o caso muda de figura!
Mas como o teu episódio, tenho a certeza, se enquadra na 1ª versão , está tudo bem. Entretanto,dá para ires praticando para as "batalhas" mais a sério que virão e que de certeza vencerás.

UM GRANDE ABRAÇO