segunda-feira, 21 de julho de 2008

Economia de sobrevivência

Hoje foi um dia duro. Na realidade, foi o primeiro dia em que me senti a lutar contra o calor e a humidade de Abidjan. Se até agora tinha sido um convívio pacífico, hoje tive uma pequena amostra do que serão os próximos meses. Julgo que foi simpático da parte do Tempo, levantar um pouco o véu antes de me atropelar verdadeiramente...
Por isso e pela quantidade de trabalho (a somar a uma noite muito mal dormida), estou absolutamente exausto. Assim, vou apenas relatar um pequeno episódio que me ocorreu recentemente que julgo revelador das capacidades (ou aliás, habilidades) desenvolvidas por uma verdadeira economia de sobrevivência.
Quando desci para tomar o pequeno-almoço, no fim-de-semana, o empregado que lá está todos os dias disse-me "Essa tshirt é muito bonita". Percebendo qual o objectivo da interpelação, apressei-me a dar-lhe uma óptima razão para não lha oferecer: "É, foi o meu padrinho que ma ofereceu antes de eu vir. Tem um grande valor sentimental!". Ainda mais depressa do que a minha resposta veio o contra-ataque: "Pois se lha deu antes de vir, tem de a deixar antes de ir embora!".
Fiquei sem argumentos. Mas também fiquei com a camisola...

1 comentário:

Unknown disse...

POis eu acho que isso do calor é muito bem feito!!!
Porque a cada brise que passava enquanto morriamos de calor em Madrid, só se falava na vaga de frio que o Helder tão convincentemente anunciara!!!

Pois a vaga de frio não se fez notar...