domingo, 13 de setembro de 2009

Taxista

Quando ando de táxi aqui em Abidjan, começo sempre por fazer um bocado de conversa com o motorista. Na minha cabeça, é uma forma de perceber se ele é dos bons ou dos maus, sendo maus aqueles que são criminosos e roubam os clientes.
Hoje apanhei um togolês simpático. Como todos, queixou-se da falta de clientes, piorada ainda mais com este período do Ramadão. E claro que ele me perguntou de onde eu era.
Ao saber que era português (mas poderia ter sido de qualquer outro país europeu), disse que "lá é que é bom, não é como aqui." E depois fez-me uma pergunta que achei curiosa: "porque é que vocês gostam tanto de África?".
Claro que subentendido vinha que eles tentam a todo o custo, e quantas vezes ilegalmente, sair daqui, e por isso têm dificuldade em perceber a nossa vontade de vir para cá. E apesar da minha resposta, politicamente correcta, não acho que tenha ficado convencido.

Sem comentários: