segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Dakar

Ao longo da nossa vida, há algumas coisas que nos marcam. Pela positiva ou negativa, acabam por ficar incrustradas na nossa memória ou imaginário. No meu caso, uma delas é Dakar, em grande parte responsabilidade do rali Paris-Dakar. Nunca cá tinha estado, mas desde há muito tempo que tinha um fascínio inexplicável por esta cidade africana. Finalmente, cá estou eu.
Cheguei ao final da tarde de domingo, o que não me permite dizer que conheço Dakar. Mas as primeiras impressões, nas cidades como com as pessoas, costumam ser muito importantes, e definem em grande medida a nossa opinião. Neste caso, são muito boas. Correndo o risco de me estar a precipitar, posso dizer que me sinto bem em Dakar.
Há uma coisa que o ser humano, em geral, não gosta: insegurança. E quando chegamos a uma cidade, julgo que mesmo inconscientemente, acaba por ser essa a nossa primeira preocupação. Olhamos para as pessoas em busca de sinais, sentimos o ambiente, posicionamo-nos. Aqui, sinto-me relaxado.
Para este sentimento, acho que contribui o facto de os senegaleses serem, em algumas coisas, muito parecidos com os portugueses. A sua histórica abertura ao exterior, tal como nós, torna-os abertos, de trato fácil, capazes de fazer o esforço de compreender um estrangeiro. Torna-os também curiosos, leva-os a aprender outras línguas, outras culturas. E poderia continuar com outros paralelismos, mas ficarei por aqui.
Para minha surpresa, logo que cheguei ao hotel falaram para mim em português. O Ibraima, da recepção, teve aulas de português e fala-o de forma muito aceitável. Isto era algo em que nunca tinha pensado muito, mas não estava definitivamente à espera. É um pormenor que revela uma forma de estar de que eu gosto: ele podia falar para mim em francês, mas decidiu fazer o esforço para falar a minha língua. Para esse à vontade terá também contribuído o facto de eu identificar nele o wolof, dialecto local, o que acabou por criar um ponto de contacto.
São 7:00h da manhã de segunda-feira, mas ainda não amanheceu. Estou verdadeiramente ansioso para ver esta cidade de dia.

Sem comentários: