sábado, 14 de fevereiro de 2009

Tâmaras

Durante a minha estadia na Mauritânia, tive a oportunidade de comer tâmaras mais do que uma vez, e achei-as uma delícia.
Quem conhece as tâmaras, saberá que têm um caroço alongado. Quem não conhece, imaginem um caroço de azeitona feito de plasticina, esfreguem-no entre as mãos para o alongar e retirar aquele formato ovalado, e têm um caroço de tâmara.
De todas as vezes em que as tâmaras fizeram parte do menu, ao terminarmos o prato, o panorama era invariavelmente o mesmo: os meus caroços tinham sido inconscientemente amontoados numa pilha. Os dos meus companheiros mauritanianos estavam por todo o lado: parecia que várias pilhas de caroços tinham sido dinamitadas, espalhando-os em todas as direcções.
O resultado é o mesmo, os caroços vão todos parar ao lixo. Mas chego à conclusão que tenho alguma atracção pela ordem, mesmo não me considerando especialmente organizado. Este é um pequeno episódio, mas fiquei a pensar que talvez seja uma diferença de abordagem mais generalizada, e que justifica as escadas.

Sem comentários: