quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Multa

Finalmente, fui parado pela polícia senegalesa. Demorou 5 dias, mas lá aconteceu. E tive de pagar.
Hoje fui jantar a um restaurante no centro de Dakar. No regresso, um polícia no meio duma rotunda mandou-nos parar, e na realidade a condutora não tinha o comprovativo do seguro. E quando assim é, o poder fica do mais do lado deles.
Então, e após abordar o problema por vários ângulos, ele lá disse que o carro tinha de ficar imobilizado e a multa era de 12.000 FCFA. Eu pedi-lhe a multa e disse-lhe que iria pagar à esquadra, mas ele disse que não: para deixar o dinheiro com ele. Eu disse que até deixava, desde que ele me desse o papel da multa, pedido obviamente recusado. Em resposta eu disse-lhe que ele estava a fincar o pé por uma falta de um papel; pois eu fazia o mesmo e não lhe dava dinheiro nenhum sem o papel da multa! Logo aí, o valor veio para os 6.000 FCFA. A seguir, disse-lhe que ele não era gentil e que estava a estragar a minha estadia no Senegal, que estava a ser óptima. Desceu para 5.000 FCFA. E finalmente, após uma manobra de magia em que todas as minhas notas desapareceram (excepto a de 2.000 FCFA), mostrei-lhe a carteira aberta e disse-lhe que não tinha mais nada. Sem dar parte de fraco, disse-me que então ficava assim, por eu ser estrangeiro e simpático. Mas que sentido de humor!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá,isto quererá dizer que a polícia daí estará mais evoluída? Talvez por estar mais perto da Europa, não? um grande beijo da tua mãe.

Cândida disse...

Helder,
A sua simpatia nem aos policias senegaleses passa despercebida...
As artes de magia virão das práticas laboriais....
Mas essa de fincar o pé por um papel com um polícia! No Senegal!
Essa é mesmo da sua sã juventude e felizmente correu bem.
Abraço,
Cândida