Actualmente, as notícias circulam a uma velocidade impressionante. Quem tiver acesso à internet ou a canais de televisão internacionais pode saber quase tudo, praticamente em real time.
Uma grande parte dessas notícias são de coisas negativas, e que de tão frequentes nos foram insensibilizando: quantos de nós vai para além dum "coitados" (expresso ou sentido) perante mais uma notícia de mais uma explosão em mais uma cidade... com mais algumas vítimas?
Este indiferença é quebrada, no entanto, quando as coisas se passam perto de nós. Mais ainda quando estivemos quase lá. Em concreto, refiro-me ao que se passou hoje no estádio Felix Houphouët Boigny, em Abidjan.
Num encontro para o apuramento para o Mundial 2010, entre a Costa do Marfim e o Malawi, muitos milhares de pessoas queriam ver jogar Drogba, Touré e os restantes colegas. Então, para além dos cerca de 45.000 lugares do estádio, muitas mais se dirigiram para lá. Pessoas a mais, condições a menos, um muro que caiu, pânico instalado, intervenção policial. Resultado: cerca de 20 mortos confirmados, mais umas dezenas largas de feridos.
O estádio fica a poucas centenas de metros de minha casa. Da minha janela consigo vê-lo, e na altura em que isto aconteceu até devia estar a observar a confusão típica das redondezas dos estádios em dia de jogo. Mas longe de imaginar o que estava a acontecer... Ainda para mais, estive tentado a ir ver o jogo ao vivo, mas acabei por não o fazer ao saber que desde ontem os bilhetes estavam esgotados.
Esta é mais uma das notícias que não vão ficar na memória da maioria dos leitores. Mas vai ficar na minha, porque aconteceu ali ao fundo...
domingo, 29 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário