domingo, 23 de novembro de 2008

Clube "505"

Este fim-de-semana, tomei conhecimento dum outro tipo de transporte público (ou semi-público) existente em Abidjan, além dos woro-woro e das gbaka.
Muitas pessoas, sobretudo durante o fim-de-semana, se dirigem para a zona de Bassam, tal como eu fiz ontem. É uma zona de praias, com muito comércio e muitos maquis (pequenos restaurantes de comida africana), o que acaba por ser um pólo de atracção.
Para assegurar o transporte entre Abidjan-Bassam-Abidjan, há então umas carrinhas que se aglomeram (uma característica que parece intrínseca a todas as situações relacionadas com trânsito por aqui), em longas filas e normalmente nas imediações de cruzamentos. O que é engraçado é que são todas da mesma marca e modelo: Peugeot 505.
Imagino que esta preferência pelas Peugeot 505 tenha algumas razões, que se prendem sobretudo com espaço e rentabilidade. Não sei se têm horários definidos, imagino que partam quando a lotação estiver esgotada. E é assim que durante os fins de semana, a estrada para Bassam mais parece palco duma concentração do clube das "505".

Sem comentários: