domingo, 16 de novembro de 2008

Zouglou

Um estilo de música que tem conhecido bastante êxito em Portugal ultimamente, é o kizomba. É uma dança africana, de origem angolana, e tem bastante ritmo. Muito ritmo tem também o estilo de música típico daqui que, fazendo jus à mensagem de ontem, teve origem nos anos 90.
Chama-se zouglou e toda a gente por cá parece apreciar bastante. Cantam em todo o lado, sozinhos ou em conjunto, na presença de outras pessoas ou não. E claro que os dotes musicais também não entram na equação.
Um dos grupos mais conhecidos deste estilo musical é o Magic System e tem músicas engraçadas. A batida é fácil de reconhecer, a letra nem sempre, porque entre o francês também vem o calão ou os dialectos. Mas, no geral, as letras apelam a situações do quotidiano e são também letras de esperança e intervenção. Falam, por exemplo, da forma como Laurent Gbagbo veio do povo e hoje é presidente da república ou como Didier Drogba, da mesma origem, é hoje futebolista de gabarito internacional. Julgo que é isso que justifica o seu sucesso.

Sem comentários: