quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Pós racial

A incontornável notícia do dia é a vitória do afro-americano Barack Obama nas eleições para a presidência dos Estados Unidos da América. Dele se diz ser "pós-racial": é a diferença entre o ser presidente dos EUA que por acaso é negro e o ser presidente dos EUA apesar de ser negro.
Eu simpatizo com a ideologia. Julgar as pessoas pelo mérito e não pela cor, pelo que fazem e não pelo que parecem. Não pensar sequer no assunto, estar para além dele.
Mas a verdade é que actualmente não estou tão para além do assunto como gostaria, porque isso me conduziria a um estado de relaxamento que acho exagerado para a situação em que me encontro. Por enquanto, nada de grave há a apontar, mas quando a tensão sobe por aqui, os brancos ainda são um alvo preferencial. Não sou eu que o digo: são as pessoas que conheço, com quem trabalho, com quem convivo, e que são costa marfinenses. São também os factos, tal como aconteceram durante a guerra civil ou noutras pequenas manifestações.
Por isso, e apesar de ser pós-racial por defeito, permitam-me que o seja num ambiente que não o é totalmente. E convém ter noção disso.

2 comentários:

baba disse...

Eeeeeeeeeeeeehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhheehehehehehheeh Barack!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Hoje até vesti um vestidinho bem curtinho para comemorar!:D


Espero que estejas bem meu querido!
Beijíssimos!

Anita disse...

Parece que, pelo menos por momentos, os americanos acordaram para o mundo!!!! Foi um dia feliz o da eleição de Barak Obama...A ver agora! E tu...continua pelo seguro!

Beijinhos