domingo, 28 de setembro de 2008

Aproximação

As crónicas do passado fim de semana foram sobre desporto. Adoptando um estilo de "crónicas de fim de semana temáticas", hoje será novamente sobre religião.
Esta manhã fui a uma missa católica, na Cathédrale Saint-Paul. Não fui por convicção religiosa, que não tenho, mas para ver, aprender e compreender esta realidade. Afinal, a religião aqui (ainda) está muito enraizada, o que tem impacto na vida quotidiana das pessoas.
A missa foi, evidentemente, em francês, mas a estrutura é em tudo idêntica às missas que assistimos em Portugal. O que não é de estranhar, tratando-se da mesma religião. A diferença mais marcada estará, porventura, no maior sentimento de alegria, que permite palmas na música do coro e que algumas pessoas dancem enquanto a escutam. E ainda se nota que muitas das pessoas se vestem para ir à missa.
Quanto a mim, sentei-me nos bancos mais recuados e, por uma questão de respeito, fui acompanhando o levantar e sentar da hora e meia de cerimónia. No final, a minha posição em relação à religião mantém-se, mas espero estar mais próximo deste povo.

Sem comentários: