terça-feira, 16 de setembro de 2008

Camiões

Um camião, por si só, já é um objecto imponente. E independentemente da carga, em Portugal estamos habituados a chamar camião ao que na realidade é um camião mais a mercadoria. Aqui, geralmente a sobrecarga é tal e tão visível que nem sei se hei-de chamar "áquilo" um camião de carga ou uma carga com um camião...
A verdade é que me parece que em muitos desses casos estou perante verdadeiras obras de arte, de autêntico equilibrismo. Sabem aquele jogo de ir colocando um pedaço de madeira à vez, a ver quem faz tombar a torre? Eu acho que aqui deve ser idêntico, mas com camiões e sacos muito pesados. Frequentemente surgem verdadeiros muros, com metros e metros de altura, aparentemente sem grande suporte. A verdade é que nunca vi um saco desses cair... apenas quando o próprio camião vira, o que não é tão raro assim.
E isto deixa-me a pensar qual será o limite. Em Portugal é fácil: ou é volume ou é peso. Mas aqui não sei. É quando alguém decide? É quando acaba a carga? É quando sabem que vão passar um viaduto que tem uma certa medida? É quando o empilhador não chega mais? Afinal, se o camião ainda anda, porque não juntar mais um saco ou outro?

1 comentário:

Anónimo disse...

a avaliar pela falta de regras pelas quais se pauta essa cidade,não devias esperar que essa fosse a excepção.
De qualquer forma não desistas,um dia destes ainda te surpreendes.

beijinhos...