domingo, 14 de setembro de 2008

Morcegos cosmopolitas

Para quem não usar relógio nem conseguir ver as horas pelo sol, há em Abidjan um outro indicador de tempo. Todos os dias, entre as seis e as seis e meia da tarde, começa um espectáculo surpreendente. Das árvores de uma zona mesmo no centro da cidade, esvoaçam milhares, dezenas de milhar, centenas de milhar de morcegos, que partem em procura de alimento durante a noite. Segundo me dizem, estes morcegos fazem cerca de 400 kms para norte todos os dias. E voltam, para repetirem no dia seguinte. E no outro, e no outro, e sempre. Eu não conheço a sua etologia (nem a espécie), mas hei-de informar-me, para conhecer um pouco melhor esta grande porção da população de Abidjan.
E não pensem que exagero quando falo em centenas de milhar. É quase inacreditável a nuvem que de repente vemos a sobrevoar a cidade, a deslocar-se numa mesma direcção, num corredor aéreo que parece muito bem definido.
O que será que estas árvores no centro de Abidjan têm de especial? Porque razão passam os morcegos o dia numa cidade barulhenta e poluída, para depois ainda terem de fazer quilómetros para encontrar comida? Devem ser morcegos cosmopolitas.

2 comentários:

Anónimo disse...

faltou apenas referir que o tamanho desses morcegos é bem diferente dos que estamos habituados a ver. comparando os "nossos" a ratos, esses são ratazanas! são o triplo do tamanho! falta então descobrir a espécie. Mariana

Anónimo disse...

tendo acompanhado com regularidade, as tuas crónicas sobre Abidjan,tenho pensado comigo mesmo,como será viver numa cidade que parece ter parado algures no tempo.
Mesmo assim,toda essa "anarquia" apresentada de forma tão natural e eloquente, tem despertado em mim,uma curiosa vontade de conhecer de perto,um pouco desse continente que quase inevitavelmente exerce sobre todos nós algum fascínio.
Mas devo confessar, que essa dos morcegos aos milhares, independentemente do tamanho,e sendo ou não cosmopolitas,sobrevoando diariamente o mesmo espaço que eu habito, me parece assim à prior um tanto aterrador.
Com um ratito de vez em quando,ainda posso lidar,pois vejo que ele respeita o meu espaço, uma vez que se põe na "alheta" mal me pressente nas proximidades.
Mas ter milhares de ratos com asas
a voarem por cima da minha cabeça!...
não me agrada de todo.
Mas já agora, gostaria que voltasses a este tema, assim que descubras a razão de tal"praga".
Olha e entretanto, mantém as janelinhas fechadas, a fim de evitares visitantes nocturnos, do meu ponto de vista,indesejáveis.
beijinhos.