domingo, 21 de setembro de 2008

Unidos pelo desporto

Do desporto, além de fazer bem à saúde, é dito que quebra barreiras, une as pessoas. Sejam os Jogos Olímpicos de Pequim, o Campeonato do Mundo de futebol na África do Sul, um jogo entre Alemanha e Polónia durante o Campeonato Europeu, é conferido ao desporto esse dom de aproximar os pólos mais distantes.
Pela primeira vez desde que aqui estou, hoje fui jogar futebol. Fui com um amigo, jogar com um grupo em que não conhecia mais ninguém. Mas isso não é importante, quando a bola começa a rolar. Não é preciso saber pronunciar bem o nome dos que jogam connosco, não é preciso que consigam dizer o nosso nome. Basta jogar, e encontrar no jogo um objectivo e vontade comuns. Nesse momento, alguém pensa porque é que está um branco ali no meio? De onde apareceu? Onde mora ou onde trabalha? Não! Vê apenas se faz bons passes, se abre espaços, se faz faltas, se marca golos. Vê que se esforça, sua, corre e cai como qualquer outro. É como fazer um reset nas ideias, voltar ao básico, deixar cair preconceitos.
É por isso que o desporto une. Baralha e volta a dar, mistura-nos com outras pessoas e mostra-nos que podemos ter coisas em comum. No final, estamos todos cansados e a precisar dum banho. Nem mais, nem menos.

1 comentário:

Anita disse...

É bom pensar o desporto assim! Gostei!