segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Preço da cultura

Eu gosto muito de ler. Sempre gostei e viver sozinho e fora do meu ambiente social (e sem televisão) agudiza esta paixão. Assim, vejo-me agora numa situação de ruptura de livros: os que trouxe já os li.
É verdade que na hora de fazer as malas, por uma questão de peso e espaço, não trouxe todos os livros que gostaria. Mas pensei que haviam de resistir mais algum tempo, e não que me acabassem a 3 meses de regressar a Portugal. É evidente agora que fiz mal os cálculos...
Já passei por fases de ler muito, outras de ler muito pouco. Passei também por uma, bem grande, em que me limitei à literatura técnica. Aqui está a acontecer-me o mesmo que em Montpellier, quando também lá estive sozinho: passo grande parte dos momentos de lazer a ler, sempre com a música ligada. E gosto. A diferença é que em Montpellier eu estava numa casa que já vinha com biblioteca (e que biblioteca!) incluída. Aqui, nesse aspecto, estou mais limitado.
Por isso, acho que vou ter de comprar uns quantos livros. Talvez seja desta que vou achar os livros em Portugal baratos, se a proporção dos DVDs se mantiver: um DVD dum filme com alguns meses custa 45€! É que a cultura também tem um preço de mercado.

Sem comentários: