sábado, 6 de setembro de 2008

Assinie, sim

Hoje estive em Assinie, localidade a cerca de 90 quilómetros para Este de Abidjan, e a apenas 20 da fronteira com o Gana. É uma zona lindíssima, de praias de areia fina e branca e coqueiros a perder de vista!
Assinie já teve muito mais movimento, antes da guerra civil que assolou o país e pôs muita gente em fuga. Agora é um local paradisíaco, tranquilo, cheio de resorts constituídos por pequenas cabanas mas vazios. O que não é mau, mas deixa antever que, havendo realmente estabilidade política, ideias e algum investimento, este passará a ser um local turístico de renome internacional.
Uma curiosidade de Assinie é que, após um tsunami em 1942, a sua geografia foi totalmente redesenhada: abriu-se uma boca de mar que deu origem a canais de água salgada, e fez aparecer penínsulas cujo acesso tem de ser feito em pirogas e barcos particulares. Se se der uma volta de barco, passa-se por postes de telefone e iluminação no meio da água. Uma das penínsulas liga-se ao Gana, pelo que todos os carros que lá se vêem tiveram forçosamente de passar pelo país vizinho.
É um local a visitar. É caso para dizer que Assinie, sim!

Sem comentários: