sábado, 27 de setembro de 2008

Muçulmanos

Durante a próxima semana haverá um feriado, mas ainda não se sabe se é terça ou quarta. Isto porque é um feriado que diz respeito à religião muçulmana, que segue um calendário lunar. Assim, ser num ou no outro dia está dependente de se observar ou não a lua na noite anterior.
Confesso que não conhecia esta particularidade da religião muçulmana, como não conheço a maior parte dos seus costumes. Tenho de acrescentar à minha lista de "A Fazer" aprender um pouco mais sobre ela. Mas não deixa de me fascinar, a forma como vejo as pessoas a entregar-se às orações onde quer que estejam, imunes a tudo o que se passa à volta, parecendo estar num outro mundo, sem barulho, sem nada que os distraia.
Eu não sou crente, mas as religiões fascinam-me, são um fenómeno que me interessa. Gosto de perceber os impactos que têm na vida das pessoas e gosto, sobretudo, de tentar perceber a sua evolução. A muçulmana obriga a 5 orações diárias, com horários estabelecidos mas que são flexíveis (imagino que para permitirem as actividades diárias dos fiéis). Assim, podem mesmo ser feitas todas duma vez. E as orações são feitas em árabe, mesmo que não se perceba o que se diz. Isto confesso que me faz alguma confusão: a linguagem é uma forma de expressão mas também de compreensão, e rezar sem se perceber o que se diz parece-me estranho. Mas os fiéis muçulmanos são muitos, por isso presumo que tenha alguma lógica, ou pelo menos um sentimento suficientemente forte para saltar a barreira da língua. Tenho mesmo de me informar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não há assim tantos anos atrás, a missas da religião católica eram ditas em latim.
Imaginas quantas das pessoas que assistiam ás missas faziam ideia do que estavam a dizer?
há em meu entender três tipos de "chamamento" comuns a todas as religiões, que são mais ou menos estes;
a fé que move os mais inocentes
o fanatismo, os doentes
o dinheiro, os oportunistas
A qual destes interessará verdadeiramente o que se diz,
numa oração?

beijinhos