segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Chico-espertice

Praticamente todos os que conduzem já soltaram, uma vez ou outra, um "tem a mania que é chico-esperto!" enquanto ao volante. Uma das situações em que tal pode acontecer, é quando estamos num engarrafamento numa via rápida e alguns automobilistas decidem fazer da estação de serviço um meio para ganhar 100 metros.
Este tipo de situações aumentam a tensão de quem está no trânsito, mas há uma forma de diminuir esse stress: se todos usarem, descarada e despudoradamente, a mesma estratégia e fizerem da estação de serviço mais uma via.
É o que acontece por aqui e que presenciei hoje mais uma vez. A regra é simples: chegar o mais depressa possível. Os meios são os necessários: usar todo o espaço disponível. E por isso, há que passar pela bomba de gasolina, de preferência sem atropelar o empregado e sem bater naqueles que abrandam porque realmente vão usufruir do serviço.
Ninguém se incomoda porque tantos o fazem, se tiverem oportunidade. E afinal, é para o bem de todos, porque ajuda a escoar o trânsito... pelo menos durante uns segundos.

Sem comentários: