sábado, 11 de outubro de 2008

Guerra e retoma

A guerra civil que assolou a Costa do Marfim foi extremamente penalizante para o país. Apesar do potencial que lhe é reconhecido, o investimento estrangeiro era muito importante para o seu bom funcionamento e crescimento, mas a maioria afastou-se com a guerra.
Contudo, agora está a retomar. Nota-se na quantidade de estrangeiros (europeus, americanos, asiáticos,...) que se encontram nos hotéis; nota-se no preço das viagens e nos aviões completamente cheios, seja económica ou executiva; nota-se nas ruas, onde é possível encontrar brancos sozinhos. Enfim, respira-se um clima que é positivo para a Costa do Marfim.
Agora aproxima-se um momento muito importante para esta revitalização: as eleições. Marcadas para 30 de Novembro, data em que ninguém acredita, serão um marco fundamental. O seu sucesso será um sinal muito forte e, quase de certeza, soará como um tiro de partida para a chegada de pessoas e investimento estrangeiro. O seu insucesso será um tiro no pé, representará um regresso à estaca zero e mais alguns anos de problemas sérios.
A sensação que tenho é que as forças se conjugam para que tudo se passe bem, mas há sempre alguma instabilidade, algumas declarações em tom de ameaça e, por vezes, alguns pequenos motins. Mas no geral, dá ideia que as pessoas perceberam que a paz lhes serve melhor os interesses. Espero que não se esqueçam disso nunca!

Sem comentários: