quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Barreiras psicológicas

É engraçado o poder das barreiras psicológicas. Uma muito conhecida é a que dá origem aos preços ".99". Mas há outras. A minha, neste momento, é a contagem decrescente que aqui tenho no blog.
Já estou em Abidjan há mais de 3 meses. O tempo tem passado rápido e até acho que me tenho adaptado bem. Mas é certo que sinto algumas saudades, apesar de controladas. É claro que pode ser um controlo aparente, mas sempre que estive fora me aconteceu o mesmo: se o tempo previsto para estar no estrangeiro for 2 meses, o pior é a última semana. Se for mais tempo, o maior problema é também a última semana. Acho que nessa altura baixo a guarda, relaxo o tal "controlo de saudades" e então fico mais ansioso.
Para contribuir para este sentimento, e voltando à contagem decrescente, vejo que entrei nos "70". Não que o tempo passe mais depressa, mas o salto entre dezenas parece dar mais alento, são momentos que se acompanham de um sentimento especial. É um pouco como passar o ano: é uma formalidade, mas festeja-se.
Assim, se ontem ainda estava a cerca de "3 meses" de ir a Portugal, hoje já estou a cerca de "2 meses e meio". É portanto esse o valor duma passagem na casa das dezenas: 15 dias. O tempo é mesmo relativo.

Sem comentários: