quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Valorização

Uma experiência no estrangeiro é, normalmente, um elemento de diferenciação e valorização. Porque se aprende uma forma diferente de trabalhar, de pensar e de se posicionar.
Hoje ouvi o relato do jogo da selecção com a Albânia. Após um péssimo resultado, as justificações de alguns dos melhores jogadores do mundo e dum treinador que passou os últimos anos num dos melhores clubes do mundo, soam à mesma conversa oca e miserabilista que se ouvia há alguns anos, quando havia uma geração de ouro que nada ganhava. Falta de sorte, a bola que não queria entrar, o guarda-redes que fez a exibição da vida dele.
Eu também joguei futebol (embora a um nível baixinho) e sei que há jogos em que se sente isso. Mas nunca fui profissional, nem nunca estive no topo do mundo do futebol, nem nunca tive acesso às técnicas de treino mais avançadas. Gostava de ver em quem o tem, alguma diferença, alguns assomos da valorização esperada. Mas afinal não.
Isto faz-me pensar naquilo que espero desta minha aventura no estrangeiro: espero que seja uma aprendizagem constante, num caminho que me conduza a um ponto diferente daquele em que aqui cheguei.

Sem comentários: